Blog TV Blogueiro

Acesse o Blog TV Blogueiro e leia opiniões sobre o Avaí e o futebol catarinense.

PARCEIRO DO CLUBE

PARCEIRO DO CLUBE
PARCEIRO DO CLUBE É PARCEIRO DO BLOG

quinta-feira, 28 de março de 2013

O FUTEBOL, O TORCEDOR E A FALTA DELE.

Hoje eu acordei pensando: HOJE TEM JOGO DO AVAÍ!


Sim, a Ressacada já foi assim!!!

Quantos fazem isso? Na minha opinião, só os que sempre vão à campo pensam assim. No caso do Avaí, sabe aqueles 3 mil de média que sempre estão na Ressacada? Pois é, esse somos nós, que só faltamos por um motivo muito "especial."

Falando somente de Avaí, mas que se enquadra também a todos os clubes, existem todos os tipos de avaiano, e por algum motivo só vão a campo na boa, ou quando tem algo mais do que futebol, ou o preço tá alto, tem aquele que não vai com chuva, e assim por diante. 

O FIEL

Esse são os que fazem parte do seleto grupo dos "3 mil" que sempre vão e só faltam quando tem compromissos inadiáveis. Acredito que são praticamente 100% sócios, salve raras exceções. esse é do grupo: "NÃO POSSO, TEM JOGO DO AVAÍ".

O QUE VAI NA BOA

Aquele torcedor que não tem o futebol nem o clube como prioridade. Vai nos jogos importante e/ou contra times grandes. Geralmente sócios que pagam em dia mas que fazem questão de continuar ajudando o clube.

O QUE SÓ VAI SE TIVER TIME BOM

Esse ano, diferente dos anos anteriores, tivemos públicos acima de 4 mil nos 2 ou 3 primeiros jogos na Ressacada. Acho que o fator "ídolo" motivou isso. Com Marquinhos de volta, o torcedor acreditou que tínhamos um bom time. Aos poucos foi correndo com os resultados negativos e a má qualidade dos jogos. Sempre falei que a presença de público e um time de sucesso vem de dentro pra fora. Monta um bom time, conquista vitórias e a torcida aparece. 

O QUE DEIXOU DE IR

Tem aquele que gosta muito de futebol, frequentou o campo numa fase boa do time ou em tempos mais saudosos, mas correu quando o time caiu numa fase ruim ou outro motivo, como o da violência. 
Neste perfil, geralmente são torcedores mais velhos e sem aquela disposição de sair de casa pra ver verdadeiras gangues se enfrentando.

O QUE NÃO PODE PAGAR

O futebol é caro, sabemos disso. E uma parcela de torcedor não pode pagar pra acompanhar futebol no estádio. Apesar de eu achar que essa é uma minoria.
Existe também os que gostariam de ir em família, mas não podem pagar um valor alto para ter 4 pessoas sócias ou pagando ingresso.

OS QUE QUASE NUNCA VÃO, MAS GOSTARIAM DE IR

Pude ver a existência desse grupo nas últimas rodadas do brasileiro de 2010, quando o clube fez promoção para defender a permanência do Avaí na série A. Famílias sentadas perto da gente, tirando fotos, perguntando o nome dos jogadores e olhando a, até então, nova Ressacada. 

O FATOR TV

Hoje, com todos os problemas e proibições, muita gente deixa de ir a campo pra ver pela tv. Torcedores que gostam de tomar uma cervejinha, comer uma boa comida, ficar num lugar confortável, não pegar transito, ver com a família, com amigos, etc... 

FAZER O QUE?

Vários são os motivos para que o torcedor vá ou não à campo ver seu time do coração. Quem tem que descobrir os verdadeiros motivos é a direção do clube, e fazer adaptações para que consiga trazer cada um, citados nos grupos acima, de volta ao campo. Nada que uma boa a inteligente pesquisa seja feita NA CIDADE EM QUE O CLUBE JOGUE. Não me venham com pesquisas em São Paulo, Rio, como foi feito em 2009 por uma cabeça "pensante" no Avaí.

Enfim, todos nós temos os motivos de ir a campo. Eu por exemplo, não vou somente pelo Avaí. Tenho um grupo de amigos que assistimos juntos há mais de 10 anos. Tenho certeza que existem pessoas com o mesmo perfil que o meu, assim como tem quem só vai ao campo pra ver o Avaí e ir embora logo que a partida acaba. Muitas vezes nem espera a partida acabar.

Independente do motivo que você vá ou não a campo, NÃO ACHO NINGUÉM MAIS OU MENOS AVAIANO por isso.

O CLUBE QUE SE ESTRUTURE PARA TER TODOS ESSES GRUPOS NO ESTÁDIO!!



Foto: Blog Devirada


ATUALIZAÇÃO:  públicos nos primeiros jogos do Avaí em 2013

1ª rodada: Avaí 1x0 Atlético Ibirama - 5.016 pessoas
4ª rodada: Avaí 2x1 Juventus - 4.200 pessoas
6ª rodada: Avaí 2x2 Joinville - 4.112 pessoas

Como podem ver, nosso público no início do estadual foi muito bom. Porém, as más apresentações, mesmo vindo com vitória e as derrotas para Chapecoense(2ª rod.) por goleada e o empate com Guarani na 3ª rodada, correram com uma boa porcentagem de torcedores.

O amigo Adriano Assis pelo Twitter me lembra de outros fatores que atrapalham. Horários das partidas, como por exemplo 19h30 e 22h, também são responsáveis por alguns jogos estarem vazios. Acesso ao estádio é outro fator que ele nos lembra.


Se você acha que existem mais fatores que ainda não debatemos aqui, deixa seu ponto de vista nos comentários do blog que atualizaremos.



2 Comentários:

guilherme disse...

Na minha humilde opinião os principais fatores são nesta ordm:
1 Conforto de casa
2 tomar sua cervejinha acompanhando o jogo
3 horários do jogo
4 fila do c...

Bruno Carvalho - Resistência Avaiana disse...

É kirido,

Eu sou um dos que deixou de ir, não pela distância geográfica (3.500km), mas à época, pela falta de respeito do Avaí para com o sócio.

Fui sócio muitos anos, mas a atual diretoria tem o dom de afastar o torcedor do estádio. Uma vez o Tarnowsky disse algo muito certo, "mais vale 50 de 10 do que 10 de 50".

Pena que o ZZZunino é surdo.

No clássico estarei lá, pra rever os amigos, mauma e ver o Avaí vencer o maior freguês.

Abs!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO